ATMJ








 
Notícia inFocus



"Todos esperam um consenso entre os interve- nientes da Justiça."


Ver mais notícias
Pacto na Justiça
Muito se fala da necessidade de melhorar o acesso dos cidadãos e empresas à Justiça, não apenas por ser um dever do Estado, mas também por ser um relevante fator de desenvolvimento do País.

Esta melhoria passa pela conjugação de vontades entre o poder político e os diversos atores do judiciário. O repto tantas vezes lançado para um Pacto na Justiça foi no final do ano relembrado pelo Presidente da República. Mas, para haver o Pacto é, antes de tudo o mais, necessário que os diversos intervenientes do judiciário se entendam quanto à justiça que querem.

A busca de consensos entre os referidos intervenientes é o ponto de partida para o Pacto. Sou dos que pensam que poderá haver um amplo consenso em diversas matérias do judiciário. Na realidade, entre magistrados, advogados e oficiais de justiça já existe consenso em matérias como o custo excessivo das taxas de justiça, a falta de recursos humanos nos Tribunais, assim como quanto à necessidade de celeridade da justiça.

Um consenso alargado a diversas matérias entre os intervenientes do judiciário deverá ter como objetivo último apresentar ao poder político um documento consubstanciado numa proposta para uma justiça melhor. É isso que a Sociedade de nós espera.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio