ATMJ








 
Notícia inFocus



"Cidadãos praticam atos jurídicos como se estivessem a comprar laranjas."


Ver mais notícias
Função social
Compete ao Estado assegurar o acesso dos cidadãos ao Direito e à Justiça. No cumprimento deste dever, o papel do Advogado é central. Acontece que, não raras vezes, o Estado desincentiva quando mesmo não dificulta o cidadão a recorrer ao seu Advogado para proteção dos seus direitos e interesses legítimos.

É o que se verifica em áreas da justiça como a jurisdição de família e menores e a jurisdição do trabalho, nas quais o cidadão desacompanhado de Advogado é incapaz de apresentar convenientemente a sua pretensão ao juiz com consequências para si muito gravosas.

O mesmo se verifica junto dos muitos "balcões únicos" que proliferaram como cogumelos nos últimos anos, onde os cidadãos praticam atos jurídicos com a relevância de uma compra e venda de casa, a constituição de um empréstimo com hipoteca ou até de um divórcio, como se estivessem a comprar um quilo de laranjas.

Nestes balcões, um burocrata com ar enfadado e sapiente explica ao cidadão utente em 5 minutos os efeitos de clausulados jurídicos complexos ou do divórcio sobre o património comum, com a leviandade dos impreparados.

As consequências desastrosas para os cidadãos incautos perduram para todo o sempre.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio