ATMJ








 
Notícia inFocus



"A utilização de IA (...) libertarão os advogados destas tarefas."


Ver mais notícias
A IA é um risco ou uma oportunidade para a advocacia de negócios?
Os escritórios que a curto prazo não integrarem na sua atividade quotidiana ferramentas de IA, não terão capacidade para concorrer a curto e médio prazo, com aqueles que o façam.

Só é um risco se a “oportunidade” não for aproveitada. Refiro-me a oportunidade entre aspas, porquanto, sejamos claros, os escritórios que a curto prazo não integrarem na sua atividade quotidiana ferramentas de IA, não terão capacidade para concorrer a curto e médio prazo, com aqueles que o façam.

A utilização de IA para revisão de documentos e contratos, na preparação de contratos e peças processuais, na gestão de processos e prazos, na análise de dados, na pesquisa e tratamento de informação jurídica e até a criação de chatbots para atendimento dos clientes, libertarão os advogados destas tarefas.

Naturalmente, que a fidedignidade de algumas das ferramentas IA exigirá controlo humano, mas a IA libertará muitas horas para que os profissionais se possam dedicar em exclusivo a tarefas que a “máquina” não realiza e que envolvem relações humanas, como negociações, criação de estratégias de negócio adaptadas aos sujeitos em concreto envolvidos, a promoção da atividade profissional e todas as atividades que requeiram a presença e intervenção humanas, inteligência emocional e julgamento humano.

Jornal Económico
António Jaime Martins
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio