ATMJ








 
Notícia inFocus



"No nosso caso, o Sísifo é simples- mente um masoquista estulto."


Ver mais notícias
Sísifo
Esta semana, numa conferência meritoriamente promovida pela Associação 25 de Abril em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Presidente da República (PR) referiu-se a propósito do estado da justiça à lenda de Sísifo.

Sísifo, à semelhança de Prometeu, encarnava na mitologia grega a astúcia e a rebeldia dos humanos frente ao divino. Mas a sua audácia foi castigada por Zeus, que o condenou a empurrar, eternamente, ladeira acima, uma pedra que ao atingir o topo da colina rolava de novo para baixo. A lenda é referida pelo PR para simbolizar os avanços e os recuos da justiça portuguesa durante os mais de 40 anos de democracia.

Discordo, parcialmente, do PR, porque mo permite a democracia que discorde. E, o mais notável na democracia, é que me permite a ousadia de escrever que discordo do PR. E discordo, porque, na ‘Odisseia’, Sísifo representava a astúcia e a audácia. Ora, no caso da justiça portuguesa, o Sísifo somos todos nós que insistimos nos mesmos erros década após década, retirando aos tribunais o que é dos tribunais, privatizando o que deve ser jurisdicional.

No nosso caso, o Sísifo não é astuto, é simplesmente um masoquista estulto. E por isso, e só por isso, a comparação foi infeliz.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio