ATMJ








 
Notícia inFocus



"O estado deve cumprir a lei tal como exige aos seus administra- dos."


Ver mais notícias
(I)legal
Volvidos mais de 40 anos de vivência em legalidade democrática, a mesma não chegou ainda a todas as repartições públicas do nosso país. Viver em democracia significa, ou deveria significar, para a administração pública, respeitar o princípio da legalidade.

Como é sabido, o Estatuto da Ordem dos Advogados, aprovado por lei da Assembleia da República, logo, vincula a administração pública e os trabalhadores no exercício de funções públicas, garante aos advogados atendimento preferencial nas repartições do Estado e prevê a possibilidade de consultarem processos, de solicitarem esclarecimentos e emissão de fotocópias ou certidões relativas a processos não cobertos por segredo, sem terem de exibir procuração dos seus representados.

O legislador conferiu aos advogados estas prerrogativas, não como um privilégio destes profissionais, mas pelo motivo de estarem a representar os interesses dos cidadãos, visando também a medida descongestionar as repartições públicas, evitando várias deslocações dos cidadãos às mesmas, quando o assunto pode ser tratado por um profissional de forma mais eficiente para todos. Se os serviços do Estado cumprirem a lei tal como o exigem dos seus administrados, tudo é mais fácil para todos.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio