ATMJ








 
Notícia inFocus



"Ao advogado pede-se que diga e escreva o que aos demais não é consentido."


Ver mais notícias
Voz do cidadão
Os membros dos diversos órgãos da Ordem dos Advogados eleitos para o triénio de 2017-19, dos quais é a face mais visível o bastonário, tomam posse este mês.

A Ordem dos Advogados é a mais antiga das ordens profissionais, tendo sido criada em 1926, representando hoje cerca de 30 mil advogados.

Os advogados garantem o "acesso ao direito e aos tribunais" e o "patrocínio judiciário" aos cidadãos que representam, seja através do exercício do mandato forense, seja como patronos e defensores no âmbito do Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais do qual podem beneficiar os cidadãos carenciados.

A Constituição e a lei em geral conferem aos advogados um conjunto de imunidades e de prerrogativas com visam garantir a sua independência, autonomia e liberdade no exercício da profissão.

Ao advogado, disse o bastonário Angelo d’Almeida Ribeiro, deve "ser consentido que diga ou escreva aquilo que a outros não é permitido, porque se lhe reconhece o direito à livre opinião sem a qual a advocacia não existe".

Aliás, sem opinião livremente emitida, não existe liberdade. O advogado foi, é e será sempre, independentemente do regime e dos tempos que se vivam, o defensor da liberdade e a voz dos cidadãos.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio