ATMJ








 
Notícia inFocus



"Não se entende que os advogados sejam agredidos por exercerem profissão."


Ver mais notícias
Profissão de risco
A profissão de advogado é das poucas, a par da de magistrado, com consagração constitucional.

A Constituição da República Portuguesa prevê que o Estado garanta a realização de uma das suas mais importantes funções que é a realização de justiça, com a colaboração dos advogados e da Ordem dos Advogados.

É através dos advogados que os cidadãos e as empresas exercem os seus direitos e interesses legítimos nos Tribunais. É através dos advogados que os cidadãos e empresas exercem os seus direitos e interesses legítimos perante a Administração Pública. O advogado é, acima de tudo, o porta-voz e o defensor do cidadão sempre que este se sente atingido nos seus direitos.

Nos regimes autocráticos por esse mundo fora são conhecidas as perseguições e detenções de advogados porque simplesmente ousaram afrontar os poderes instituídos em nome dos seus representados ou simplesmente movidos por uma ideia de uma sociedade livre. Sempre assim foi e assim infelizmente continuará a ser.

O que não se entende é que, em sociedades ditas civilizadas como a nossa, os advogados sejam agredidos por simplesmente exercerem a sua profissão. Impõe-se a veemente condenação destes atos pela sociedade civil, mas, desde logo, de forma agravada pela comunidade judiciária.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio