ATMJ








 
Notícia inFocus



"Não há experiências de privatização na Justiça com bom resultado."


Ver mais notícias
Custos da Justiça
Segundo as Grandes Opções do Plano de 2017, o Governo pretende criar um portal na internet "com informação útil para os cidadãos e empresas", que incluirá, por exemplo, dados sobre os custos associados a um processo judicial.

A informação aos cidadãos e às empresas sobre os custos da Justiça é uma das medidas que o Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados propôs ao Ministério da Justiça no 1º semestre deste ano, designadamente, a criação de um simulador de custas judiciais. A disponibilização desta informação terá uma dupla vantagem. Por um lado, tornará transparente o custo do acesso à Justiça e permitirá evidenciar que em certos casos ele deve ser reduzido, designadamente, em áreas como a família e menores e o trabalho.

Por outro, tornará evidente que a justiça pública, não obstante o seu custo seja desde 2014 bastante elevado, continua a ser mais acessível que a justiça feita nos meios alternativos de resolução que, além de cara, as mais das vezes, não assegura a necessária independência do decisor. Sou um defensor convicto da justiça pública. Na verdade, não existe nenhuma experiência de privatização na Justiça que tenha dado bom resultado. Veja-se o caso das execuções e dos inventários.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio