ATMJ








 
Notícia inFocus



"Os bancos perdem a credibilidade e os adquirentes o seu dinheiro."


Ver mais notícias
Dona Branca
Até há uns anos os cidadãos acreditavam na banca. Aos bancos confiavam as poupanças de uma vida.

Durante anos, do mais modesto ao mais próspero dos cidadãos, uns mais que os outros, confiámos aos bancos o nosso dinheiro. Fizeram-se aplicações ‘seguras’. Mas fizeram-se também aplicações verdadeiramente arriscadas, na convicção de que eram seguras.

Como o trapezista que já não sente a vertigem da altura, alguns adquiriram os chamados ‘produtos financeiros estruturados’ de grande complexidade, muitas das vezes, sem que percebessem o que estavam a comprar, em troca de promessas de remunerações de 6% e mais ao ano. Aqueles que são do meu tempo lembram-se certamente da Dona Branca. Em troca do depósito ‘chorudo’ o depositante era premiado com 10% ao ano.

A Dona Branca um dia fechou a ‘banca’ e os depositantes ficaram sem as suas ‘aplicações’. Mas a Dona Branca não tinha supervisor. E os contribuintes não pagavam ao supervisor para vigiar os operadores do sistema.

Não compreendo como se pode continuar a permitir a comercialização destes ‘produtos financeiros estruturados’ pelos bancos. Todos perdemos: os bancos a credibilidade e os adquirentes o seu dinheiro.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio