ATMJ








 
Notícia inFocus



"Delimitação rigorosa dos atos próprios exige-se."


Ver mais notícias
Perda do Norte
A coberto da passividade do poder legislativo, abunda hoje a confusão entre as áreas de exercício de diversos profissionais.

É o caso dos Notários quando praticam atos de magistrados judiciais ouvindo testemunhas e sentenciando sobre a produção de prova.

Assim como constitui crime (sim, crime) de procuradoria ilícita que contabilistas elaborem contratos de trabalho, que imobiliárias façam contratos de promessa de compra e venda e contratos de arrendamento, assumindo-se como representantes de ambas as partes, praticando atos que lhes estão vedados praticar e fazendo-o em manifesto conflito de interesses.

E o que dizer das funerárias que tratam desde a marcha fúnebre até ao inventário com ou sem partilha. É, verdadeiramente, um fartar vilanagem a que o legislador nacional foi fechando os olhos ao longos dos anos prevendo penas baixas, fazendo o crime compensar.

E o que dizer da tentação de afastar os Advogados e os Juízes na ação executiva, como se o processo executivo não fosse um processo de litigiosidade muito elevada e que pudesse ser resolvido sem recurso a Advogados que representem as partes e sem um Juiz que decida.

No atual estado de arte da justiça, se não houver o mínimo de rigor e bom senso perdemos em definitivo o norte.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio