ATMJ








 
Notícia inFocus



"Quando o poder político ou legislativo fala em precarização dos serviços jurídicos deve, antes de tudo o mais, colocar a mão na consciência e assumir as suas responsa- bilidades."


Ver mais notícias
Advocacia: profissão com futuro ou atividade lúdica?
Qualquer comunidade, independentemente do número de elementos que a componham ou da complexidade das suas relações, para se organizar e lograr prosseguir os fins visados pelos seus membros, seja individual ou coletivamente, deve erigir-se em torno de um conjunto de regras por todos entendidas e seguidas.

Esse conjunto de regras nas sociedades atuais é de tal forma complexo que o exercício de uma profissão como a de Advogado obriga estes profissionais a especializarem-se num número limitado de áreas do direito como forma de se manterem permanente atualizados.

Tal empreendimento, contudo, não constitui nos dias de hoje tarefa fácil, não apenas porque a irrequietude do legislador é incorrigível, legislando muitas vezes de forma desnecessária e outras inadequada, como também pela circunstância da tecnologia e a inteligência artificial terem facilitado e alterado a forma como os clientes procuram os Advogados.

Mas, com ou sem tecnologia, com ou sem inteligência artificial, a verdade é que os Advogados têm um papel insubstituível na defesa dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos e das empresas. E, por isso mesmo, estou em crer que nem a tecnologia nem a inteligência artificial aplicada agora também aos serviços jurídicos, são de modo a tornar a figura do Advogado dispensável.

Há, no entanto, quem opine que os serviços jurídicos e os seus prestadores atravessam um momento de crise que tem sido exteriorizado, por exemplo, no descontentamento manifestado pelos Advogados relativamente à sua Caixa de Reformas, à ausência de um regime de assistência na doença ou da inexistência de um regime fiscal adequado para Advogados e Sociedades de Advogados.

A verdade é que o legislador na última década contribuiu bastante para enfraquecer o acesso dos cidadãos ao direito e à justiça e para a deterioração do exercício da profissão.

Os Advogados desempenham junto dos Tribunais, na defesa dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos e empresas, uma missão de interesse público. Têm para o efeito que realizar e concluir com sucesso um tirocínio profissional não remunerado junto da Ordem dos Advogados. Tirocínio esse que é suportado pelos próprios, ao contrário do que acontece com os magistrados judiciais que não só não pagam os respetivos estágios como são remunerados durante a sua realização.

No Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais em que os Advogados assumem o exercício da defesa e o patrocínio das pretensões dos cidadãos com direito a proteção jurídica, são estes profissionais que através das suas quotas suportam o custo de funcionamento da plataforma informática que lhe serve de suporte e para a qual o Estado em nada contribui.

Acresce que, há cerca de uma década, o poder legislativo acabou com as transferências de uma ínfima parte das custas judiciais para a Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores, podendo ter contribuído para criar um problema de sustentabilidade da mesma no futuro.

É o mesmo Estado que tem fomentado, umas vezes por ação outras por omissão, a atividade ilícita de procuradores e agentes que, não pertencendo às profissões do judiciário, lhes vai permitindo a prática dos atos próprios dos advogados como as auditoras, as consultoras, as imobiliárias, os cobradores do fraque, os contabilistas, as funerárias, etc., tentando inclusive legalizar estas atividades.

E é por isso que quando o poder político ou legislativo fala em precarização dos serviços jurídicos deve, antes de tudo o mais, colocar a mão na consciência e assumir as suas responsabilidades. E, já agora, se não for pedir muito, que contribua para corrigir o que de muito mal tem feito a estes profissionais.

Fonte: Jornal Económico
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio