ATMJ








 
Notícia inFocus



"O bom decisor é firme, mas não autoritário."


Ver mais notícias
Justiça firme
Existe uma grande diferença entre a firmeza e o autoritarismo de um decisor judicial. O juiz deve ser firme na decisão que aplicar. A firmeza da decisão deve ter por base a sustentabilidade da sua fundamentação.

Mas a sustentabilidade da fundamentação está naturalmente balizada pela qualidade da prova produzida. Se a prova é ténue, a sustentabilidade da decisão estará necessariamente limitada. A firmeza da decisão também resulta da independência do decisor.

Não é fácil decidir a vida das pessoas. Por vezes, é percetível que o decisor por intuição decidiria coisa diferente do que deveria decidir, mas não o deve (não pode) fazer.

A decisão deve forçosamente ter por base a prova produzida. A intuição do decisor não deve (não pode) influir na formação da sua livre convicção quando a mesma não se atenha à prova produzida.

O pior que pode acontecer na justiça é o julgador moldar a leitura da prova à sua intuição. Coisa bem diferente da firmeza é o autoritarismo.

O decisor autoritário é normalmente um mau decisor, pois decide sem fundamentação ou com fundamentação ténue. O bom decisor no sistema de justiça é firme, mas não é autoritário.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio