ATMJ








 
Notícia inFocus



"Espero não ver o dia em que a justiça seja feita por robots."


Ver mais notícias
Tecnologia na Justiça
Todos os dias somos invadidos por inovações tecnológicas em tudo o que nos rodeia, seja na vida pessoal, seja na profissional. As inovações afetam todos os setores de atividade, desde o setor automóvel com a substituição dos combustíveis fósseis pelas baterias elétricas até ao mundo jurídico com a respetiva robotização.

Todas estas inovações têm um denominador comum: a ameaça da desumanização em que as máquinas substituem os recursos humanos.

Na verdade, sentimo-nos completamente impotentes para deter a vertiginosa evolução da tecnologia em que as máquinas, sejam robots, sejam as plataformas informáticas, substituem os profissionais. Assim como a futura indústria automóvel clean deixará no desemprego milhares de trabalhadores, a desumanização também ameaça chegar ao mundo jurídico e à justiça.

Com efeito, a robotização na elaboração e na revisão de contratos que são hoje uma realidade podem num futuro não muito longínquo chegar à justiça. Aliás, sem que disso nos tenhamos apercebido, a plataforma Citius, com todos as vantagens e comodidades que possa ter, representou o início dessa revolução.

Apenas espero não ver chegar o dia em que a justiça seja feita por robôs, sem intervenção de juízes de carne e osso.

António Jaime Martins
Fonte: Correio da Manhã
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio