ATMJ








 
Notícia inFocus



"O poder político e legislativo continua a assistir impávido e sereno a que agências de toda a natureza."


Ver mais notícias
Garantia de segurança do tráfego jurídico
O poder político e legislativo continua a assistir impávido a que agências de toda a natureza façam a intermediação de negócios jurídicos, representando todas as partes no negócio, quando não podem representar nenhuma delas.

Hodiernamente, como noutros tempos, é imperativo que a atuação dos órgãos da Ordem dos Advogados se concentre primacialmente na preservação da independência do exercício da profissão. Assim foi nos tempos do Estado Novo em que a Ordem dos Advogados se recusou a indicar representantes seus para a Câmara Corporativa e assim deve continuar a ser no presente. Disso mesmo foram exemplo as posições recentemente tomadas pelo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados quando confrontado com a tentativa de liberalização do exercício da profissão em estruturas multidisciplinares, com a tentativa de criação de 23 concelhos de comarca provocando a extinção dos atuais Conselhos Regionais e as cerca de duas centenas de Delegações da Ordem dos Advogados e mais recentemente em matéria de recibos verdes e de proteção do segredo profissional no âmbito da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais.

Contudo, o poder político e legislativo continua a assistir impávido e sereno a que agências de toda a natureza – imobiliárias, funerárias, contabilistas, consultoras, etc. – façam a intermediação de negócios jurídicos representando, em ato de procuradoria ilícita e em conflito de interesses, todas as partes no negócio, quando não podem representar nenhuma delas.

Neste âmbito, a lei n.º 49/2004, de 24 de agosto, que prevê os atos próprios dos advogados e solicitadores, desempenha um papel central na garantia da tutela efetiva dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e do acesso ao direito e aos tribunais. Mas, a efetividade desta tutela depende da clarificação rigorosa e do reforço dos atos próprios, definindo claramente o seu sentido e alcance e agravando as cominações previstas para o crime de procuradoria ilícita, nos exatos termos constantes do projeto de alteração da lei e do projeto de vinheta eletrónica, aprovados por iniciativa do então Conselho Distrital de Lisboa em assembleia distrital de 23 de abril de 2014 e recentemente relembrados nas conclusões aprovadas na X Convenção das Delegações realizada em Matosinhos.

Tais alterações à lei dos atos próprios visam tornar obrigatória a aposição de uma vinheta jurídica eletrónica ou física – esta última nos atos em que a primeira não seja possível – nos atos cuja prática a lei reserva aos advogados, nomeadamente, mas sem excluir outros, em qualquer tipo de contratos, nos documentos de constituição, alteração ou extinção de negócios jurídicos, incluindo os documentos entregues nas conservatórias e cartórios notariais, assim como nos casos em que os atos preparatórios sejam praticados por advogados e solicitadores. Igualmente, se propõe proibir cidadãos e empresas sempre que estejam em causa atos próprios, de se fazerem representar por terceiros que não sejam advogados, sendo que a atual indefinição legal tem permitido a prática de procuradoria ilícita. Deve por último ser clarificado o papel dos advogados e solicitadores na cobrança de créditos, passando a abranger não apenas a negociação, mas todos os atos tendentes à cobrança de créditos, fechando a porta em definitivo a essa verdadeira praga que são as empresas de cobranças.

Ao garantir a intervenção de advogados nos atos acabados de referir, aumentar-se-á a segurança do tráfego jurídico e todos terão a ganhar com isso, sejam os cidadãos e as empresas, seja o próprio Estado que assistirá a uma diminuição da litigiosidade judicial e propiciará condições ideais para a criação de mais negócio.

Fonte: Jornal Económico
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio