ATMJ








 
Notícia inFocus



"Queixas de bloqueio do serviço faz SEF avançar com projeto para que candidatos entreguem documentos fora da capital"


Ver mais notícias
Atrasos obrigam a aceitar processos de Lisboa em todo o país
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vai autorizar os candidatos a um visto gold que queiram fazer o investimento na região de Lisboa a iniciar os seus processos fora da área da capital, como atualmente é obrigatório.

Esta decisão surge na sequência de várias queixas dos advogados que tratam destes processos, a que se associou o Sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - como noticiou o DN a 11 de agosto. Ontem, foi a vez de o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, frisar que "os processos estão completamente bloqueados e se alguém precisar de marcar para entregar um processo, não fazem marcação antes de novembro".

Questionado pelo DN, sobre o que estava a ser feito para alterar esta questão - que envolve a entrada de financiamento no país, pois para ter acesso às autorizações de residência para investimento (ARI) é necessário fazer um investimento de pelo menos 350 mil euros -, o SEF respondeu que a partir de dia 12 a entrega do processo pode ser feita em qualquer delegação do Serviço. Segundo o que explicou ao DN fonte oficial desta entidade, será colocado em prática um projeto-piloto que permite a possibilidade de entrega dos processos de autorização de residência da área de Lisboa em outras delegações regionais.

Em causa nesta decisão está o facto de existir uma grande demora na obtenção ou renovação de um visto gold, especificamente na área de Lisboa, assumida pelo próprio SEF. Facto que foi confirmado ao DN pelo advogado João Massano: "Basta ver que hoje [ontem], em que houve uma janela de oportunidade para agendamentos de renovação de vistos, só conseguimos para dezembro", explicou. "Em matéria de processamento dos primeiros pedidos e das renovações em apreço, os processos completos estão a ser tramitados e concluídos muito antes dos prazos previstos na lei (90 dias para as concessões e 60 dias para as renovações)", justifica-se o SEF, que nega o bloqueio denunciado por Luís Lima. João Massano admite que a expressão "é exagerada no sentido em que as coisas andam mas andam devagar. Ou seja: é um bloqueio material e não formal". O advogado conta ainda que tem clientes que "precisam de pedir um visto de turista para vir a Portugal fazer o pedido de renovação do visto devido à demora".

Fonte: Diário de Notícias
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio