ATMJ








 
Notícia inFocus



"Por resolver, o problema da falta de meios humanos nos tribunais de família e menores que é gritante durante a época estival..."


Ver mais notícias
Os desafios do novo ano judicial
Entre os muitos problemas por resolver estão as custas judiciais exorbitantes que dificultam o acesso dos cidadãos e empresas à justiça, agravadas no tempo da crise.

O ano judicial que se inicia não será fácil para o atual executivo. Sem pacto para a justiça à vista, a braços com a ameaça de greve dos magistrados judiciais e com a insatisfação dos restantes agentes do judiciário, advogados incluídos, relativamente à vigente organização judiciária, não se antevê facilidades.

Verdade seja dita que o atual Ministério da Justiça recebeu uma herança pesada: o Estatuto dos Magistrados Judiciais por aprovar; promessas aos magistrados e procuradores por cumprir; uma rede judiciária minguada; e tribunais a precisarem de obras urgentes e com equipamentos informáticos do “tempo da Maria Cachucha”. E, por isso, herdou um “quase tudo por fazer”, ao que se juntaram novos – mas “antigos” – problemas por resolver: as custas judiciais exorbitantes que dificultam o acesso dos cidadãos e empresas à justiça, agravadas no tempo da crise; os processos que se arrastam na justiça económica como é o caso das execuções onde o número de magistrados judiciais é displicentemente deficitário; a antiguidade de muitas insolvências; e o andamento paquidérmico das ações nas instâncias tributária e administrativa, as quais o Estado mantém há muitos anos à míngua de meios humanos para disso tirar partido. Lembremo-nos que nos tribunais tributários o particular para discutir o pagamento tem que caucionar a alegada dívida e, nos tribunais administrativos, o Estado é habitualmente réu, pelo que, num e noutro caso, o tempo corre a seu favor.

Por resolver, também há muito, o problema da falta de meios humanos nos tribunais de família e menores que é gritante durante a época estival em que se multiplicam os incumprimentos dos regimes de regulação de responsabilidades parentais em matéria de férias dos menores e da paralisação dos inventários tirados dos tribunais, matéria que se teima em não admitir a escolha do cidadão entre o notário e o tribunal. Acresce a recente discussão no mundo judiciário sobre a adoção da solução brasileira da “delação premiada”, sendo a mesma genericamente pretendida por juízes e procuradores e rejeitada por insignes professores de direito e advogados que nela identificam um retrocesso civilizacional na proteção dos direitos, liberdades e garantias. Até porque existem já no ordenamento jurídico português mecanismos de atenuação da pena para o arrependido colaborante que tornam desnecessária entre nós a solução.

E o que dizer das violações sistemáticas do segredo de justiça, com fugas de informação frequentes e cirúrgicas que colocam em causa o direito de defesa dos visados nos processos e da banalização da prática judiciária de constituição do advogado defensor como arguido apenas para justificar processualmente a recolha de meios de prova contra os cidadãos que aqueles defendem e para os apartar da defesa dos seus constituintes. Dito isto, é fácil percebermos as dificuldades que se avizinham.

António Jaime Martins
Fonte: Jornal Económico
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio