ATMJ








 
Notícia inFocus



"Num momento em que o consumo sobe vertiginosa- mente, convém não esquecer a experiência da última década e recolhermos dela os necessários ensina- mentos."


Ver mais notícias
Dez anos após o início da crise
Num momento em que o consumo sobe vertiginosamente, suportado não pelo aumento real do poder de compra mas pelo crédito, convém não esquecer a experiência da última década e recolhermos dela os necessários ensinamentos.

Foi há cerca de dez anos que a onda gigante do crédito hipotecário de elevado risco, que ficou conhecida pela crise do subprime, dava os primeiros sinais de que iria atravessar o Atlântico e inundar a Europa. Ainda assim, apenas os então apelidados de “pessimistas” anunciavam uma crise para a economia mundial com efeitos devastadores semelhantes aos do crash de 1929. Cerca de um ano mais tarde, em setembro de 2008, afunda-se o porta-aviões Lehman Brothers e era o início violento de uma crise que abalou todo o sistema financeiro mundial e por arrastamento a sua economia.

No nosso país são, ainda hoje, bem visíveis as marcas da crise, agravada pela crise política de 2011, precipitada pelo excesso de endividamento do Estado, empresas e particulares dos anos loucos de 2009, 2010 e 2011. Tenho traumaticamente memorizada a explicação que à data os políticos nos davam com o abismo ali mesmo ao lado: Keynes explicava tudo e uma dívida gigantesca do Estado pagava-se com mais dívida. Na ciência do cidadão médio, tal equivalia a dizer que se apagava o fogo com gasolina. E assim foi. Os anos que se seguiram foram penosos para os países do sul da Europa e, muito em particular, para nós. Recordo-me de, por alturas da Páscoa de 2012, ter rumado ao algarve por motivos profissionais e ter viajado numa imensa fila de trânsito para, apenas um mês mais tarde, a A6 e a A12 se terem transformado em vias fantasma, onde se conseguiam contar os veículos em circulação. De 2007 e 2011 para cá, registaram-se centenas de insolvências de empresas privadas que lançaram milhares de trabalhadores no desemprego. Desapareceram o BPN, o BPP, o BES e o Banif, que representaram muitos milhares de milhões em prejuízos para os seus depositantes e para os contribuintes portugueses.

Os últimos tempos são de, ainda que ténue, recuperação da economia portuguesa. Sinais disso mesmo são-nos dados pelos cinco maiores bancos a operar em Portugal – os que resistiram à avalanche – que têm vindo a conseguir melhorar de forma paulatina as suas contas, reduzindo significativamente as imparidades e provisões, consequência da brutal crise do crédito malparado, passando uns a registar lucros e outros a conseguir reduzir de forma substancial os seus prejuízos, assim recuperando capacidade para voltar a injetar liquidez na economia.

A crise do crédito malparado em Portugal tem, no entanto, explicação que não convém olvidar: Estado, bancos, empresas e particulares excessivamente endividados não foram capazes de resistir à crise financeira e económica globais e, todos, sucumbimos enquanto coletividade. O Estado deixou de pagar às empresas, as empresas deixaram de honrar compromissos entre si e muitas faliram; os trabalhadores do Estado sofreram fortes cortes salariais, os do privado perderam salário e muitos foram despedidos ou atirados para o desemprego; empresas e particulares deixaram de cumprir com os bancos, o Estado passou a arrecadar menos impostos e tudo funcionou numa lógica de “bola de neve”. Num momento em que o consumo sobe vertiginosamente, suportado não pelo aumento real do poder de compra mas pelo crédito, que o aforro das famílias desce na mesma proporção, que o preço do imobiliário regista uma trajetória ascendente há muito não verificada, convém não esquecer a experiência da última década e recolhermos dela os necessários ensinamentos. Receio, no entanto, que tal não esteja a ser feito, pese embora, por enquanto, ainda estejamos muito a tempo.

António Jaime Martins
Fonte: Jornal Económico
Pretende marcar uma reunião ou fazer uma consulta rápida?
enviar
Preencha os campos para podermos entrar em contacto




Sobre Nós Comunicação Localização Contactos
Sociedade
Sócios
Recrutamento
Notícias
Clipping
ATMJ
Sociedade de Advogados, RL
Av. Da República, n.º 49,
2º andar
1050-188 Lisboa
T. +351 213 584 110
F. +351 213 584 119
E. atmj@atmj.pt


© 2013 ATMJ - Sociedade de Advogados, RL.

webdesign PixelStudio